×

Valvoline – Marcas Que Vendemos

Um Natal de Todos
10 de novembro de 2020

Valvoline – Marcas Que Vendemos

Assim como muitas das marcas que vendemos aqui na Teclub, a Valvoline é excepcional, no entanto possui um certo lugar de destaque, porque foi responsável por ter produzido o primeiro óleo lubrificante para carros da história.

Hoje está presente em mais de 140 países e é a segunda marca com mais pontos de troca de óleo nos Estados Unidos e a terceira no Canadá, por isso é importante conhecer um pouco mais sobre essa marca que iniciou o mercado.

História

1866, foi quando a história da Valvoline começou, isso mesmo, a Valvoline surgiu há cerca de 154 anos atrás.  Não somente isso, o seu criador Dr. John Ellis foi o criador do PRIMEIRO LUBRIFICANTE A BASE DE PETRÓLEO DO MUNDO e a partir dessa descoberta – conseguida enquanto ele destilava óleo cru para aplicações médicas  – é que a Valvoline foi pensada, construída e chegou até os dias de hoje.

O misterioso óleo que o Dr. Jonh Ellis desenvolveu funcionava de forma eficiente mesmo em altas temperaturas e em uma época onde surgiam os primeiros carros com motores a combustão. 

Não foi difícil então, ver o potencial do óleo em facilitar o movimento e proteger as válvulas dos motores, que por falta de opções à época, sofriam constantemente com desgastes, vazamentos, oxidação e superaquecimentos.

O produto foi um sucesso, originalmente a empresa se chamava Continuous Oil Refining Company e o produto tinha o nome Binghamton Cylinder Oil, a demanda foi crescendo e tanto o nome da empresa como do produto não eram dos mais memoráveis, sabendo disso e com o intuito de ter um marca mais forte, foi que o nome Valvoline – mesclando as palavras válvula e óleo – foi criado em 1868. 

Devido ao genro de Ellis ter entrado no negócio, o nome da firma mudou para Leonard & Ellis por um tempo até mudar também para Valvoline™ .

A Ashland Oil Inc. of Kentucky comprou a Valvoline em 1950 em um momento onde adquiria várias outras empresas, devido ao crescimento que obteve com o transporte de óleo cru, dando início então a um novo momento de inovação na empresa.

Sob a égide da Ashland, a Valvoline foi então conquistando mercados, abriu seu capital para a bolsa de valores em seu IPO em 2016 e está hoje no Brasil através de um licenciamento com a Usiquímica do Brasil, tornando-a detentora exclusiva dos direitos de marca e produção da Valvoline no país.

Uma marca pioneira

A Valvoline por si só foi criada a partir de uma inovação no mercado de refinamento de petróleo, isso ajudou a definir o posicionamento da empresa como pioneira no mercado de lubrificantes, levando à criação de vários produtos que fizeram história e moldaram o mercado da sua época.

Por exemplo, durante o ano de 1939 a Valvoline criou o X-18, o primeiro óleo multiuso, foi um avanço na época que acabou reduzindo a necessidade de enormes estoques nas lojas, que agora poderiam vender apenas um tipo de óleo para a maioria das necessidades.

1950 foi o ano do surgimento do VALVOLINE ALL-CLIMATE, um lubrificante para todo os tipos de clima e que acabou com a necessidade de trocar o óleo do carro a cada estação do ano.

No ano de 1965 a Valvoline introduziu o Valvoline Racing Motor Oil – agora conhecido como VR1 – próprio para motores de corrida que sofrem com alto nível de estresse e demandam ao mesmo tempo um óleo de extrema eficiência. Não foi por acaso que em uma época dominada pelos “muscle cars” – carros mais potentes e próprios para corrida –  o óleo se tornou um dos mais vendidos. 

Após um período a a Valvoline se reinventa e lança em 1996 o Durablend, o seu primeiro lubrificante sintético, o que culminou com uma quantidade maior de clientes podendo usufruir dos benefícios do óleo sintético e abriu caminho para a proteção de motores menores de alta rotação da época.

No começo dos anos 2000 foi a vez do MaxLife, o primeiro lubrificante com tecnologia específica para motores com alta quilometragem – 46.000 km – uma visão diferente dos demais fabricantes. Enquanto estes estavam preocupados com os motores mais novos, a Valvoline percebeu que os consumidores continuavam com o mesmo carro por mais tempo e veio com o MaxLife para sanar essa deficiência no mercado.

Em 2011 foi lançado o NextGen, um lubrificante premium com 50% de óleo rerrefinado e que reduz o custo de energia durante sua fabricação o que se traduz em menor impacto ambiental.

Valvoline e as corridas

A Valvoline sempre foi presente nas competições automotivas, seja dentro ou fora dos carros, foi sinônimo de performance e eficácia em veículos de corrida.

A história da empresa no mundo das corridas começou quando o carro utilizando o lubrificante da Valvoline™ foi o ganhador da primeira corrida de carros da América do Norte, em 1895.

Desde então foi uma pista sem volta, vitória atrás de vitória:

  • Campeã Fórmula 1 em 1978
  • Campeã 4 vezes da categoria Top Fuel Championships
  • Conseguiu 6 títulos no Cart Championships
  • 5 vezes vitoriosa nas 500 milhas de Indianápolis
  • Foi o lubrificante mais utilizado no mais famoso campeonato de arrancada dos EUA, o NHRA
  • Única marca de lubrificantes a ter seu próprio time na NASCAR
  • 7 vezes campeã e 3 vezes vice-campeã da NASCAR CUP
  • 5 vezes campeã nas 500 milhas de Daytona.

Isso é um pouco da história da Valvoline e como ela chegou até aqui, é uma marca consolidada, global e pioneira com a qual temos o orgulho de trabalhar.

Caso você queira comprar um dos produtos da Valvoline, entre em contato com a gente e compre com quem realmente entende do que está vendendo.

× FALE COM A GENTE!