Foto por Brian Wotherspoon
A graxa cobreada é um lubrificante ou não? Quando ela pode ser utilizada? Quais são as vantagens e desvantagens que ela pode trazer para os sistemas mecânicos?
Estas são algumas das dúvidas que tentaremos responder aqui, para que você entenda a real importância do bom uso deste produto.
Conhecida lá fora pelo seu nome em inglês anti-seize, é uma pasta composta por uma mistura de óleo e sabão à qual são adicionadas partículas extremamente finas de cobre e grafite, além de aditivos anti-engripantes e antioxidantes de alto nível.
Apesar do nome, a graxa cobreada não é um lubrificante, por ser uma pasta à base de óleo e sabão, ao invés de reduzir a fricção entre os componentes, suas propriedades permitem uma maior fixação, previne a oxidação e o engripamento, evitando assim uma colagem metálica entre as superfícies.
Além disso, devido justamente ao cobre presente, ela consegue atingir uma capacidade ótima de trabalho a temperaturas entre -40 e 1.150 graus célsius, sendo ideal para ambientes de alta temperatura.
Devido aos benefícios trazidos pelo seu uso, a graxa cobreada reduz o custo com o maquinário porque diminui a frequência com as quais as manutenções são realizadas, além de facilitar o desmonte.
A graxa cobreada além de ser resistente a altas temperaturas, ajuda a proteger contra o engripamento e oxidação. Acrescenta-se a isso a facilidade que possui de alcançar todos os componentes da máquina, mesmo nos que usualmente teriam o acesso dificultado para outros tipos de graxa.
É por isso bastante indicada para uso em conexões e equipamentos que serão expostos a temperaturas extremas – como fornos – ou onde haja a necessidade de evitar a colagem metálica e facilitar a desmontagem como por exemplo:
Também possui uma aplicação muito útil que é a proteção de componentes elétricos, sendo ideal para uso nos polos das baterias dos automóveis de todos os portes e outras conexões elétricas.
A graxa cobreada por não ser em si um lubrificante, não deve ser utilizada em situações onde seja extremamente necessário reduzir a fricção entre os componentes, como por exemplo rolamentos de esferas ou outras engrenagens que trabalham em alta velocidade.
Como você pode ver, a graxa cobreada possui vários benefícios e vantagens em relação às demais graxas, seu uso no entanto deve ser realizado de forma adequada e seguindo orientações de técnicos especializados e as do fabricante, visando evitar assim o mau funcionamento do maquinário ou até mesmo acidentes mais graves.
Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre graxa cobreada ou queira adquiri-la, é só entrar em contato com a gente que ficaremos felizes em te ajudar!