O Que é Viscosidade do Lubrificante?

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15 de junho de 2020

O Que é Viscosidade do Lubrificante?

Você provavelmente já deve ter se perguntado o que significam aqueles números nas embalagens de lubrificantes automotivos: 0W-30, 5W-30, 10W-30, 15W-40 entre outras classificações.

Esses números são justamente para mostrar a viscosidade do lubrificante e variam conforme menor ou maior índice de viscosidade. 

Acompanhe com a gente enquanto explicamos melhor sobre tudo isso.

O que é a viscosidade?

A viscosidade é a resistência de um líquido – seja óleo, água, vinagre, mel ou outro líquido qualquer – ao escoamento, se ele escoa de forma mais devagar, ele é mais viscoso.

Por exemplo, temos um copo de água e um copo de mel, se despejarmos os dois copos na pia, qual líquido vai demorar para escorrer do copo primeiro? A água ou o mel? O mel obviamente.

Sendo assim, definimos que o mel tem uma viscosidade maior do que a da água, que escorre bem mais rápido.

A importância da Viscosidade

Além do papel principal de reduzir o atrito no motor, lubrificantes possuem outras responsabilidades no bom funcionamento do sistema, entre eles a de fluir adequadamente por todo ele.

Sendo assim, dependendo do equipamento, diferentes tipos de óleos são mais ou menos adequados. 

No caso de carros mais novos por exemplo, são construídos para aceitar óleos de viscosidades mais baixas, justamente para melhorar a fluidez do lubrificante no motor, enquanto carros mais antigos ainda podem precisar de óleos mais viscosos.

A temperatura

Devido a características físico-químicas, a viscosidade tende a ser maior em temperaturas mais baixas – flui mais devagar – e maior em temperaturas mais altas – flui mais rapidamente.

Isso é fator crucial durante o desenvolvimento de um lubrificante para uma determinada utilização, por exemplo: se o motor tiver que trabalhar em condições mais frias ou mais quentes, o óleo precisa manter a viscosidade ideal de trabalho mesmo nessas condições.

Graças às mais diferentes necessidades de viscosidades encontradas por motores em várias indústrias, é que foram criados os óleos multiviscosos.

Óleos Mono e Multiviscosos

Os óleos lubrificantes inicialmente apresentavam-se apenas como monoviscosos, isto é, quando possuem apenas uma única viscosidade, seja em baixa ou alta temperatura.

Ao longo do tempo a indústria automotiva avançou tecnologicamente, com motores com maior eficiência e com isso houve uma demanda por lubrificantes também mais inteligentes.

Foi assim que surgiram os lubrificantes multiviscosos, que demonstram uma viscosidade maior ou menor dependendo da temperatura do motor.

Por exemplo o 0W-30, é um óleo com baixa viscosidade quando frio, graças a isso, quando se liga o motor do carro, mesmo frio, ele consegue alcançar todas as partes do motor facilmente. 

Após o motor aquecido, sua viscosidade aumenta, se adaptando à outra etapa do motor, por isso é um lubrificante mais inteligente que os antecessores monoviscosos.

Classificação SAE

Você provavelmente também deve ter percebido nas embalagens de lubrificantes esse tipo de classificação, as siglas significam Society of Automobile Engineers ou Sociedade de Engenheiros Automobilísticos em português, é uma instituição internacional responsável por definir diversos padrões da indústria, incluindo, no nosso caso, a viscosidade de lubrificantes.

Funciona assim:

  • Quanto MENOR o número, MENOR A VISCOSIDADE;
  • A letra “W” significa “INVERNO” e serve para definir a viscosidade daquele óleo em baixas temperaturas;
  • No caso de óleos monoviscosos, eles podem ser mais indicados para o inverno ou baixas temperaturas, por ter menor viscosidade, ou verão e maiores temperaturas, por ter uma maior viscosidade;
  • Os óleos multiviscosos apresentam ambas as classificações, uma vez que se comportam de maneira diferente a depender da temperatura. Por exemplo o óleo SAE 10W-40, ele apresenta uma viscosidade 10 com o motor frio e uma viscosidade 40 com o motor quente.

Veja a tabela abaixo para entender melhor:

ÓLEOS MONOVISCOSOS DE VERÃO SAE 20 / SAE 30 / SAE 40 / SAE 50 / SAE 60
ÓLEOS MONOVISCOSOS DE INVERNO SAE 0W / SAE 5W / SAE 10W / SAE 15W / SAE 20W / SAE 25W
ÓLEOS MULTIVISCOSOS (INVERNO E VERÃO) SAE 10W-40 / SAE 20W-40 / SAE 20W-50 / SAE 15W-50 / SAE 15W-40

O vídeo abaixo também ajuda a entender melhor a classificação SAE:

Qual a viscosidade ideal?

Dependerá do seu motor, qual a temperatura e o tipo de utilização, se ele é mais antigo ou mais novo, além é claro das especificações contidas no manual do proprietário.

Caso você tenha alguma dúvida, é só falar com a gente!

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