O Que é o Lubrificante Industrial e Sua Importância

Manutenção do Trator: Itens a Serem Verificados
31 de março de 2020
Graxa
Conheça os Diferentes Tipos de Graxa
15 de junho de 2020

O Que é o Lubrificante Industrial e Sua Importância

O QUE É LUBRIFICANTE INDUSTRIAL?

O maquinário industrial, por maior que seja, é formado por componentes móveis como correias, engrenagens e pistões. Estas partes móveis geralmente sofrem com atrito, que por sua vez gera calor, trepidação e corrosão.

O lubrificante nesse caso, possui o papel principal de reduzir esse atrito e agir de forma a proteger o maquinário. O lubrificantes podem ser encontrados em 3 formas principais:

  • Líquidos
  • Pastosos
  • Secos

Os líquidos são os óleos com maior ou menor viscosidade que possuem como ponto forte: a capacidade de se espalhar e assim chegar mais facilmente à todas as partes do maquinário.

Os pastosos são as graxas, formadas por lubrificantes líquidos acrescidos de um espessante, para que assim possam afixar melhor em pontos críticos da máquina, onde lubrificantes líquidos não seriam capazes de atuar.

Já entre os secos, figuram talcos, grafite, dissulfeto de molibdênio e PTFE (teflon), eles são utilizados principalmente em situações onde o lubrificante líquido não pode ser aplicado, normalmente por questões de risco quando muito próximo de instalações elétricas.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO LUBRIFICANTE INDUSTRIAL?

Aumentar a Durabilidade da Máquina

Menos atrito, gera menos desgaste e graças a isso, gera também menos calor. Lubrificantes industriais beneficiam o maquinário tanto na parte de redução de desgaste quanto na redução do calor produzido, podendo até mesmo ajudar a dissipá-lo.

Além disso, os componentes químicos dos lubrificantes também atuam diretamente nos materiais da máquinas para assim evitar a oxidação e corrosão destas.

Desta forma, você consegue ter um tempo útil maior, tanto dos componentes quanto até mesmo da própria máquina.

Aumentar a rentabilidade

A expressão “funciona como uma máquina bem azeitada” não existe à toa, um dispositivo ou instrumento por maior ou menor que ele seja, funcionará e produzirá muito melhor, sem atritos, travamentos e superaquecimentos.

Um bom lubrificante deve buscar sempre se pagar através do próprio aumento da produção.

Reduzir Vibrações e Ruídos

Vibrações normalmente são extremamente danosas para equipamentos industriais, elas causam efeitos nocivos adicionais como por exemplo atritos adicionais, componentes que podem se soltar dos seus eixos, caindo nas engrenagens. O que acaba por travar, desgastar ou até mesmo estragar o maquinário, a vibração excessiva pode ao longo do tempo inclusive fazer parafusos se soltarem.

Um verdadeiro problema para uma indústria onde a produção se baseia no trabalho de um equipamento que não pode parar um segundo.

Os ruídos são outros problemas que podem afetar a linha de produção como um todo, principalmente os trabalhadores, afetando a salubridade do local de trabalho e consequentemente a eficiência deste colaborador.

Redução de Custos

Depois de todos estes motivos, esperamos que você tenha percebido os benefícios econômicos que um bom lubrificante pode trazer para sua fábrica.

Aumento de durabilidade, aumento de produtividade, redução de travamentos e outros problemas que podem ser evitados graças à correta utilização de lubrificantes adequados ao maquinário fabril.

QUAL O LUBRIFICANTE MAIS INDICADO?

Há uma série de lubrificantes que variam não somente conforme a estrutura, se é líquido, pastoso ou seco, quanto também em relação à viscosidade e demais características físico-químicas.

Além disso, para fins industriais, há especificações de cada segmento, por exemplo em fábricas de produtos alimentícios, existe a necessidade de alguns dos lubrificantes não serem tóxicos, visto que podem entrar em contato com o alimento a ser produzido acidentalmente.

O importante é estar atento às orientações e recomendações presentes no manual do fabricante da máquina e segui-las sempre que possível, garantindo assim a situação ideal para que o equipamento consiga trabalhar.

No mais, fale com a gente que responderemos suas dúvidas sobre lubrificantes ou graxas, é só entrar em contato.

× FALE COM A GENTE!