E aí parceiro(a)! Tudo bem?
Hoje vamos falar um pouco sobre a manutenção de tratores, para o seu ficar tinindo!
O trator, muito mais do que o automóvel, é uma ferramenta, e uma muito importante diga-se de passagem.
Seu mau funcionamento pode comprometer boa parte da produção, atrasando a aragem, o plantio, aplicação de defensivos e demais ações necessárias para que se tenha uma colheita de sucesso.
Por isso é crucial que sua manutenção do seu trator esteja em dia, principalmente a preventiva, que falaremos aqui e que busca manter todos os elementos da mecânica do trator funcionando em suas melhores condições, para atrasar ou até mesmo evitar uma falha, aumentado o tempo de vida útil.
Estes são alguns dos principais componentes que você mais precisa se preocupar durante a manutenção do seu trator, abaixo iremos explicar melhor como realizar a verificação de cada um:
É necessário verificar diariamente o nível de óleo no motor, que deve estar entre o mínimo e máximo da vareta de verificação.
Caso esteja baixo, complete, e mesmo que não esteja baixo, mas já estiver no momento indicado pelo fabricante, realize a troca completa de óleo. Aqui não tem choro nem vela, o óleo lubrificante é parte essencial.
Sempre utilize o tipo de óleo e viscosidade indicados pelo seu fabricante, a utilização de óleos inadequados apenas trará maiores complicações para o seu motor.
Lembrando que não adianta realizar uma troca completa do óleo, sem trocar o filtro de óleo. Visto que ele também fica impregnado de sujeira, acabando por contaminar o novo óleo.
Ah, atenção! Durante a troca, tanto o óleo quanto o filtro podem ser armazenados para reciclagem, respeite o planeta e os bichinhos!
O filtro de ar normalmente possui alguns indicadores que mostram se ele está sujo ou não, mas na dúvida, se ele estiver com uma cor avermelhada é porque já está na hora.
Há dois tipos de filtros de ar, o seco e o banhado a óleo. É importante seguir as orientações do fabricante na hora de limpá-los, para evitar contaminar o material filtrante e/ou rasgar as paredes do filtro.
Diariamente, isso mesmo, você precisa drenar não somente o filtro de combustível, como o pré-filtro também TODOS OS DIAS. O filtro enche de sujeira a cada dia e caso não seja constantemente limpo, o acúmulo pode gerar aquecimento do sistema e obviamente, danificar o seu trator.
Outra recomendação é reabastecer o tanque de combustível ao final da jornada de trabalho do trator. O tanque cheio impede que forme água no tanque por conta do vapor de água de condensa nas suas paredes durante a noite o que pode causar problemas no sistema.
Calibragem, calibragem, calibragem.
Não há muito o que dizer sobre os pneus, garanta que estejam bem calibrados, proporcionando a tração adequada ao solo, aumentando a eficiência e evitando desgaste necessário.
Além disso fique atento à altura das garras os pneus e caso estejam baixas demais – conforme o manual do fabricante – é necessário trocar o pneu. Careca só faz sucesso com as mulheres (ok, piada horrível).
Você tem dois itens fundamentais no radiador: a água e a tela por onde circula o ar.
Sendo assim, são estes dois itens que você precisa ficar mais do que atento, todos os dias verifique se a água do radiador está no nível correto e se a tela está limpa e permitindo que o ar circule normalmente.
Já sabe, problema no radiador, acaba por superaquecer o motor, e algo super simples acaba virando uma encrenca muito maior.
Estes são alguns dos principais componentes, caso você acredite que é necessário adicionar mais algum, deixe nos comentários que veremos a possibilidade de adicioná-los aqui.
No mais, fique em paz e se precisar de lubrificante, só falar com a gente!