Uma das coisas que normalmente negligenciamos em nossos carros é a qualidade do óleo lubrificante utilizado, pode parecer algo bobo para alguns, mas a falta de atenção e excesso de economia, podem gerar um prejuízo terrível para o seu motor, e obviamente ao seu bolso, a longo prazo.
Abaixo você poderá ver os principais problemas causados pela utilização de óleos lubrificantes de péssima qualidade ou inadequados ao seu carro:
A principal função do óleo lubrificante é justamente essa: lubrificar. O motor possui várias partes móveis, como eixos, pistões e rolamentos, sempre em constante e rápido movimento. Os motores normais em alto giro podem chegar a 7 mil rotações por minuto, carros de Fórmula 1 consegue chegar a até 20 mil (!).
Por isso imagine seu carro a 7 mil rotações por minuto, sem um bom óleo lubrificante, raspando peça com peça. Dá para imaginar o tamanho do desgaste que essas peças irão sofrer com o tempo, podendo diminuir o tempo de vida do motor em 30% a 40%!
Explicamos na parte de desgaste que um óleo lubrificante de baixa qualidade pode gerar um maior atrito entre as peças. Isso faz o motor trabalhar mais e aí provavelmente você já sabe, motor que trabalha mais, consome mais combustível, podendo chegar a um aumento de até 6% no consumo de combustível.
Óleos lubrificantes de baixa qualidade ou que não são adequados para o motor em questão – mesmo aqueles de boa qualidade – podem sofrer reações químicas e criar a famosa borra. A borra é o acúmulo de resíduos do óleo que formam uma massa pegajosa. Essa massa pode entupir dutos e tubulações, levando à fundição do motor.
Uma prática bastante comum, frentistas de postos de gasolina – por desconhecimento completo – completam com qualquer óleo disponível na hora, normalmente óleo 40 por ser mais barato e comum. Sempre pergunte o tipo de óleo que está sendo utilizado e se é o tipo indicado no manual do seu carro.
Para lubrificantes minerais é recomendado trocar a cada 5 mil km ou 6 meses.
Lubrificantes sintéticos é importante estar atento à recomendação dada pelo manual do carro ou do próprio fabricante do óleo.
Entretanto, o ideal mesmo é sempre verificar o nível do óleo, com o carro parado, em terreno plano e depois de desligado alguns minutos. Esses minutos são imprescindíveis, e sua falta é um problema comum quando você verifica o óleo ao abastecer, porque o óleo demora a voltar das galerias do motor, devido a isso o nível aparece incorretamente baixo ao medir.
Pergunte a pessoas do ramo, se informe, ou entre em contato com a gente.