A importância da capacitação de operadores e manutenção das máquinas durante as colheitas

Pastilhas de Freio: quando trocar?
30 de julho de 2017
O que fazer quando o carro atola?
30 de julho de 2017

A importância da capacitação de operadores e manutenção das máquinas durante as colheitas

Nos tempos passados para trabalhar no campo não era necessária uma boa formação estudantil, tanto que esse era o refugio de analfabetos para conseguir seu sustento, afinal de contas, a sabedoria da roça era passada de pais para filhos.

Com o passar do tempo, principalmente após a revolução industrial, e o crescimento desordenado da população, as máquinas foram sendo desenvolvidas para não só auxiliar o trabalho braçal, como para suprir a necessidade dessa população que crescia demasiadamente, portanto, foi passando a ser necessário um aprendizado sobre esses equipamentos que começavam a entrar na vida da roça.

Essas máquinas foram planejadas para realizar todo tipo de trabalho, podendo ser então categorizadas como máquinas de:

– Preparo de solo

– Semeadura

– Plantio e transplante

– Carregamento

– Transporte

– Aplicação de adubos químicos

– Corretivos de solo

– Cultivo

– Debaste e poda

– Aplicadoras de defensivos

– Colheita

Especificamente as que mais possibilitam ganhos aos produtores rurais são:

– Os tratores: ajudaram na diminuição dos trabalhos manuais e na tração animal, porem o investimento é alto;

– As semeadoras: são desenvolvidas para trabalhos mais específicos, desde o semeio convencional do solo até o plantio direto.

– Os pulverizadores: servem para dosar e aplicar defensivos ou fertilizantes.

Uma das grandes vantagens da mecanização dos processos agrícolas foi que com as máquinas pode – se não só economizar tempo, como a própria produtividade do produtor rural aumentou visivelmente.

Cada vez mais nos últimos anos o agronegócio vem inserindo máquinas agrícolas e recursos tecnológicos nos processos da vida do campo, com o intuito de aumentar os resultados da colheita, e assim obter as melhores vantagens financeiras, porem para isso acontecer é feito um investimento alto que precisa render, e claro precisa ser bem cuidado, porque caso isso não aconteça haverá gastos com possíveis danos à máquina além de prejuízos com a produção.

É necessário compreender que para manusear estes equipamentos é necessário o conhecimento não só para executá-lo, como também ter ciência da manutenção e avaliação preventiva deles, pois, cada um desses equipamentos são muito caros, um trator, por exemplo, custa a partir de 100 mil reais, então o manuseio errado pode acarretar grandes prejuízos, o operador de máquinas agrícolas devem ser então capacitados tecnicamente, estudar o manual do fabricante, e se possível, ter noção de mecânica básica. E quando todos achavam que as máquinas estavam tirando empregos, na verdade elas estavam apenas mostrando a necessidade de se capacitar, porque com elas surgiu a profissão de Operador de Máquinas Agrícolas.

 

Quem é o que faz um operador de máquinas agrícolas?

Esse é um técnico intermediário, para tal é necessário conhecimento básico em leitura e escrita, ele é capaz de conduzir e operar as mais variadas máquinas agrícolas com e sem equipamentos rebocados ou montados, respeitando as normas de segurança, higiene e saúde tanto no ambiente de trabalho, quanto para o que será direcionado ao consumidor.

É o operador que vai assegurar o bom zelo e uso da máquina, fica com ele a responsabilidade de solicitar (ou mesmo executar) a manutenção preventiva do equipamento.

Sobre a visão dos fazendeiros

Alguns fazendeiros ainda não perceberam que não é só comprar as máquinas, também é preciso investir no treinamento de pessoas capacitadas, mas a única visão que eles têm é que é uma demanda financeira que pode não ser viável. Então procuram alguém já previamente capacitado. Também é importante que você fazendeiro tenha consciência de que se não encontrar no mercado alguém capacitado para manusear seus equipamentos, será então necessário investir em treinamento para seus colaboradores.

Gostou do post?

Se tiver ficado alguma dúvida deixe já seu comentário que nós da Teclub vamos responder!

Compartilhe com os amigos!

 

× FALE COM A GENTE!