Que tal conhecer um pouco mais sobre Goiânia?

Não perca o tempo: confira o calendário de pagamento do IPVA 2017
29 de julho de 2017
As 10 melhores cidades turística de Goiás
29 de julho de 2017

Que tal conhecer um pouco mais sobre Goiânia?

E hoje a curiosidade histórica é sobre a cidade que a TecLub está, que nós estamos: Goiânia.

Um dos maiores símbolos da revolução que aconteceu na década 30, a revolução empreendida por Getúlio Vargas, e nossa cidade nasceu por meio dela. Essa revolução identificou a necessidade de descentralizar o poder local que ficava nas mãos do estado de Goiás, e que normalmente era dividido pelas famílias Caiado, Jardim e Bulhões, resquícios da Republica Velha, era uma necessidade latente da transferência da capital.

O objetivo politico da época era centralizar o poder na nova republica que começava, e para isso o enfraquecimento das oligarquias era imprescindível, e a construção da nova capital simbolizaria isso, e o mais interessante de pesquisar os fatos históricos é exatamente encontrar comprovações como essa fala do próprio Pedro Ludovico:

“A ideia de transferir a Cidade de Goiás, antiga Vila Boa, a sede dos poderes públicos estaduais, atravessou longo período de hibernação, mas sempre esteve ligada aos destinos do Estado. Conquanto não tenha encontrado quem a perfilhasse com ânimo de torná-la realidade, ela surgia a revezes, nítida e viva, nas relações oficiais de Goiás, aparecendo nos atos mais importantes.”

Inicialmente planejada para 50 mil pessoas, hoje temos mais 1,3 milhão de habitantes, afinal Goiânia desde a década de 60 tem crescido desaceleradamente, porem uma cidade bem pensada, afinal de contas está apenas 209 quilômetros da capital do país, Brasília, e tendo um mapa contínuo, com poucos morros e baixadas, tendo terras planas na maior parte de seu território, com destaque para o Rio Meia Ponte, isso possibilitou atualmente, a barragem do Córrego João Leite também é um dos maiores destaques da hidrografia da capital goiana, que vai garantir o abastecimento de água até o ano de 2025.

Mas voltando nos primórdios, a pedra fundamental da cidade foi colocada por Pedro Ludovico Teixeira onde hoje é o Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica, e nossa cidade foi então construída sob influência da Marcha para o Oeste, política desenvolvida pelo Governo de Getúlio Vargas para acelerar o desenvolvimento e incentivar a ocupação do Centro-Oeste brasileiro. Nossa cidade teve influencia da Art Déco, foi ela que definiu a fisionomia dos primeiros prédios de Goiânia e nos fez conhecida como o maior sítio Art Déco da América Latina. Tudo isso planejado pelo arquiteto e urbanista Attlio Corrêa.

Atualmente Goiânia é considerada a cidade mais populosa do Centro-Oeste, sendo superada somente por Brasília, e é tida como um centro estratégico para indústria, medicina, agricultura e recentemente moda. Hoje é considerada pelo IBGE a sexta maior cidade do Brasil em região.

Confira fotos e veja a transformação:

× FALE COM A GENTE!