No post de hoje vamos a uma curiosidade, mas o que é uma refinaria?
Bom, é claro que a refinaria é a especialista em refino. Humor a parte, vamos lá começar entendendo:
O que é refino?
Quando buscamos a definição, vemos que refino ou refinamento é um processo que cuida da purificação de uma determinada substancia química que é obtida por meio de um recurso natural. E neste caso especifico iremos tratar do refino, ou refinaria ligada ao petróleo e óleos lubrificantes.
O refino acontece em três etapas:
A destilação é o processo que separa os derivados, já a conversão transforma as partes mais pesadas e de menor valor moléculas menores que finaliza com o tratamento, que são os processos voltados para adequar os derivados à qualidade exigida pelo mercado.
Inserir imagem 04
E já que aqui é momento saiba mais, neste vídeo, você vai entender o processo completo do refino que resulta na gasolina.
E a refinaria?
Corretamente conhecida como refinaria de petróleo, é uma instalação, uma indústria que tem como seu objetivo principal, realizar o processo de refino do óleo primo, também conhecido por óleo cru, que foi extraído em diferentes subprodutos (conforme você pode conferir num post aqui do blog, “os derivados do petróleo”).
Só no Brasil, possuímos mais de 10 refinarias de petróleo que de acordo com recente apontamento juntas são responsáveis pelo processamento de cerca de 1,7 milhão de barris de petróleo ao dia. Elas são:
– Refinaria Potiguar Clara Camarão
– Complexo Petroquimico do Rio de Janeiro
– Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste
– Refinaria Alberto Pasqualini
– Unidade de Industrialização do Xisto
– Refinaria Presidente Getúlio Vargas
– Refinaria Presidente Bernardes
Assim que as refinarias retiram o petróleo do solo elas começam o tratamento químico e físico do mesmo, pois quando ele é extraído vem cheio de impurezas, ele é uma mistura complexa de hidrocarbonetos. O óleo cru é transportado pelos oleodutos e guardados em tanques e dali inicia-se o processamento em três fases que você conferiu mais em cima.
Mas o trabalho mesmo começa nas bacias, onde a tecnologia é revertida em pesquisa e busca para encontrar o óleo cru e produzir petróleo, e a maior parte destas bacias encontra-se em campos marítimos.
As bacias do Brasil são:
E assim são destinadas via oleodutos, que são os locais de distribuição até chegar às refinarias onde são processados e em seguida são destinados aos terminais
– Terminal de Regaseificação da Baia de Guanabara
– Terminal Aquaviario Barra do Riacho
– Terminal Regaseificação de Pacem
– Terminal São Francisco do Sul
São exatamente os oleodutos e terminais que fazem então fará a distribuição para os geradores, mas isso é assunto para outro post.
Gostou?
Continue conectado conosco!
Se tiver alguma curiosidade nos envie para marketing@teclub.com.br quem sabe o próximo post é a sua reposta!