O que é Manutenção Industrial de máquinas e equipamentos?

Rebaixar o carro pode gerar problemas?
29 de julho de 2017
Conheça os tratores vencedores em premiação na Itália
29 de julho de 2017

O que é Manutenção Industrial de máquinas e equipamentos?

Em outras ocasiões já falamos da importância da manutenção para seu veiculo, e agora vamos tratar do mesmo segmento, porem voltado para a área industrial.

Como dito no post “manutenção preventiva: o que é e para que serve”,  a manutenção Preventiva é a verificação do veiculo com a finalidade de diminuir a probabilidade das falhas e a degradação do seu veiculo. Ela devera ser programada a prevenir por meio de serviços e inspeções sistemáticas basicamente de 10 componentes do veículo, ajustando, conservando, eliminando os defeitos para evitar danos e falhas. É questão de planejamento. Sim, planejamento dos reparos, controlar as datas, observar. Basicamente podemos dizer que é maneira mais econômica de manter seu veiculo em bom estado e evitar gastos ‘fora de hora’ e altos.

As maquinas são um sistema mecânico, basicamente são equipamentos usados para uma determinada finalidade, e no caso da indústria (desde a produção de alimentos e bens de consumo, até a base a construção civil), são grandes e pesados. Portanto o preço de cada máquina desta costuma ser muito alto, e quebras e estragos podem gerar um prejuízo muito alto. É sabido que elas possuem um prazo de vida útil, porem não realizar a manutenção poderá encurtar essa vida.

Manutenção é nada mais que a ação de manter, consertar e conservar algo. Ela é formada por diversas ações conjuntas para o bom funcionamento das coisas.

É necessário acompanhar a maquina observando dois pontos:

  1. Vida útil esperada;
  2. Valor estimado da vida útil.

A vida útil esperada é calculada a partir do momento que ela começa a ser usada.

Isso é exatamente o que faz a manutenção industrial, é a análise do funcionamento e regulação dos equipamentos e maquinas, e também das instalações e ferramentas, e com isso a restauração , conservação, prevenção e também a substituição para que se possa cumprir e até superar a expectativa de vida útil dos mesmos.

Se vir pelo lado teórico, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) explica que manutenção industrial é “o conjunto de ações técnicas e administrativas que tange como um todo o ramo e área industrial como um sistema único que destina manter ou recolocar um equipamento, instalação ou maquinário de determinado setor” e “manter em ordem o funcionamento dos equipamentos através de intervenções corretas e oportunas”.

Realizar a manutenção não é tampar buracos ou preencher lacunas quando um equipamento quebra ou quando está prestes a pifar, pelo contrário, manutenção é prevenir e evitar paradas, quebras e mau funcionamento.

Um pouco mais sobre manutenção

Essa é uma área responsável pela garantia das principais características e conservação dos maquinários e equipamentos, e novamente enfatizamos que é a manutenção industrial que vai ajudar a prolongar a vida útil das maquinas e equipamentos, e por consequência evitar prejuízos, novas aquisições não programadas etc., para isso é necessário ter um plano de gestão em manutenção industrial, escolhendo um dos tipos abaixo:

Explicando um pouco:

  1. Manutenção preventiva não é realizada quando a maquina esta com defeitos e sim para prevenção do surgimento de avarias.
  2. Manutenção preditiva são o conjunto de ações que controlam um determinado equipamento e assim garantem a redução de falhas, com ela é possível prevenir prováveis erros.
  3. Manutenção corretiva é o ato de consertar a máquina, substituir peças

Após escolher o tipo, é necessário levantar o histórico dos equipamentos no momento da realização do plano irá ajudar bastante, afinal de contas para a manutenção dar certo é fundamental ter em mãos todas as informações, pois só assim será uma manutenção preventiva eficiente, afinal de contas é a  manutenção periódica recomendada por todos os fabricantes e montadoras como obrigatória, realizar a manutenção preventiva colabora para que tudo permaneça em ordem e segurança para quando chegar na periódica você tenha conseguido evitar desgastes graves e dispendiosos.

Tem vontade de saber mais sobre o assunto?

Confira esse vídeo

Gostou?

Deixa seu comentário e compartilha com os amigos, até a próxima!

 

 

 

 

× FALE COM A GENTE!