É o Imposto de Propriedade de Veículos Automotores que vale para todo território nacional. Esse valor é feito com base no valor do veículo, e sua quitação é um requisito para o licenciamento. Podemos esclarecer que 50% da arrecadação vai para o governo estadual, e a outra metade para o município, e ao contrario do que muitos pensam, esses valores não são destinados a asfaltamento, sinais manutenção etc, mas sim são destinados a despesas com educação, saúde, segurança entre outros.
Para pagamento da taxa, os veículos obedecem um calendário especifico, e nesse ano segundo a SEFAZ o IPVA ficou 3,9% mais barato que o anterior, afinal o valor venal teve redução, e também veículos com motor 1.0 ou motos até 125 cilindradas recebem 50% de desconto se estiverem regularizado e sem multa. Sobre esse valor venal você pode consultar o seu clicando aqui.
O boleto para pagamento do IPVA é encaminhado para o endereço que o proprietário cadastra no Detran. O modelo, ano de fabricação do veiculo no valor venal e em seguida multiplicar o valor por 0,0a, sendo que “a” é o valor da alíquota de cada categoria.
É extremamente importante levar em consideração:
Sim é possível e pode ser feito pelo site da SEFAZ www.sefaz.go.gov.br podendo ser parcelado em 12 vezes, desde que o valor da parcela seja igual ou superior a R$ 70.
Confira o calendário de vencimento do IPVA 2017
E se ficou alguma dúvida deixe seu comentário que tentaremos te ajudar!
Até o próximo post!