Conheça 05 Curiosidades Sobre o Aço

Conheça os tratores vencedores em premiação na Itália
29 de julho de 2017
10 grandes invenções de Leonardo da Vinci
29 de julho de 2017

Conheça 05 Curiosidades Sobre o Aço

Hoje vamos com mais uma curiosidade, vamos falar sobre o aço, um item muito, mas muito presente no nosso dia – a – dia, como por exemplo na construção civil, utensílios domésticos, objetos de uso pessoal etc.

 

O que é o aço?

O engenheiro inglês Henry Bessemer, inventou a técnica de fundição do ferro, e com isso o aço, que é formado de ferro e carbono, uma liga desses dois componentes, e é melhor aplicável que o próprio ferro, e ainda pode também ser usado para produzir outras ligas, basicamente o aço é uma liga metálica composta por aproximadamente 98% de ferro, 1,7% de carbono e alguns traços de silício, por isso é tão resistente e duradouro.

O aço é considerado uma das principais e mais importantes descobertas do setor de minérios. Ele pertence ao ramo da metalurgia, que é uma ciência que faz o manuseio e tratamento de metais e ligas.

E vamos lá ver as 05 curiosidades:

  1. Um coringa. Ele é altamente resistente a processos podendo ser utilizado em construções, pois se adapta perfeitamente a todos outros materiais, possui uma durabilidade enorme e são 100% reciclável.
  2. É um ótimo economista. Sim, o aço auxilia a economizar energia, pois é um ótimo isolante térmico, e com sua baixa inercia térmica favorece a utilização em diversas áreas das indústrias.
  3. Ao que parece, segundo a historia, o inicio da utilização do aço começou no Egito antigo, os exércitos produziam suas armas com ajuda do aço.
  4. Decomposição do metal descartado em apenas 05 anos devido a sua oxidação, portanto não causa degradação no solo, além de retornar a matéria prima em minas e locais de extração.
  5. Crescimento econômico e social, pois a sua produção auxilia a infraestrutura de diversos setores.

Bônus: A montanha russa mais íngreme do mundo, a Takabisha, foi feita em aço e fica em um parque de diversões na cidade de Fuji Yoshida no Japão, possuindo uma inclinação de 121º por 3,4 m, com uma torre de 43 m de altura e com carrinhos que viajam em uma velocidade de 100 km/h.

Foi graças às propriedades e a versatilidade do aço que ocorreu a expansão da indústria que proporcionou o crescimento mundial. O aço também “tem filhos”, um deles, por exemplo, o aço inox, que é ainda mais resistente à corrosão, é um inoxidável, ou seja, é ainda superior ao aço comum.

Gostou dessa curiosidade?

Deixe seu comentário.

E no próximo post vamos falar sobre manutenção industrial.

Até lá!

 

 

× FALE COM A GENTE!