Você já conferiu noutro post nosso “o que são biocombustíveis” né, então hoje vamos falar sobre carros movidos a GNV e curiosidades que mostram vantagens e desvantagens sobre esse tema. GNV é Gás Natural Veicular, um tipo de combustível que está presente no Brasil desde o ano 2000, pôr em pouco uso.
Mas primeiramente, o que é GNV?
Gás Natural Veicular – GNV, é obtido das rochas, estão associadas ao petróleo, porem é uma fonte de energia disposta no estado gasoso, um produto formado por hidrocarbonetos como metano e etano. Armazenado em um cilindro tratado por meio de um processo chamado tempera, onde é aquecido a altas temperaturas e recebe ainda algumas substancias para reforçar sua resistência. É considerado um combustível muito eficaz, uma vitória das buscas por alternativas de agredir menos a natureza. O GNV não é tóxico, e tem como destaque a economia em nosso bolso, afinal de contas seu valor é bem inferior a gasolina e ao álcool.
Para receber o GNV, seu carro devera ser adaptado, e como sempre enfatizamos é necessário procurar um mecânico especializado de confiança para tal, e de ante mão adiantamos que esse não é um processo barato.
Vamos às desvantagens:
01ª – Desgaste de peças
Um carro movido a GNV tem uma capacidade maior de trabalho da pressão interna do cabeçote, portanto a vida útil dessa peça tão importante para o carro vai ser bem menor, ela sofrera mais trincas. A parte elétrica também é afetada, ela é muito exigida, portanto os cabos e velas vão durar bem menos, a sua vida útil pode diminuir drasticamente de 300 mil km para 15 mil km.
02ª – Envelhecimento da gasolina
Como o reabastecimento é feito por gás, o proprietário acaba por esquecer que também tem gasolina no tanque, e com isso ela envelhece perdendo então todas as suas propriedades, ou seja, é necessário também refrescar a gasolina.
03ª – Perda de potencia do motor
Essa parte afeta diretamente o desempenho da embreagem, por tanto, será necessário acelerar mais para que o carro se mova e o resultado é comprometer a embrenhagem, deixando o carro mais pesado.
04º Diminuição do porta-malas
Como o kit de GNV é acoplado ao porta – malas você vai ter que repensar no plano b, talvez até instalar um bagageiro superior.
Mas e as vantagens?
1ª – Aumento da vida útil do óleo
O GNV não causa contaminação no óleo lubrificante, então o prazo aumentar em pelo menos 1.000 km.
2º – Menor índice de poluição
O GNV causa uma redução sensível dos impactos ambientais, e assim reduz
3ª – Economia
Com certeza a economia é maior, porque o GNV é infinitamente mais barato, numa média de 70% em relação a gasolina e álcool. Além disso ainda há uma redução de 75% no IPVA.
4ª – Aumento da vida útil do escapamento
Com o GNV o sistema vai durar 20% a mais de tempo já que não há acumulo de agua proveniente da gasolina.
5ª – Limpeza da injeção
Uma das maiores vantagens é que o GNV não acumula resíduos nos bicos injetores.
Observações:
Gostou do texto?
Se tiver mais alguma dúvida, uma dica e coisa e tal, deixe seu comentário