Aditivos para combustível

Existe diferença entre óleo para carro e caminhão?
29 de julho de 2017
Tipos de carros – SUV, sedan e hatch: entenda a diferença!
29 de julho de 2017

Aditivos para combustível

Toda vez que precisamos abastecer nosso veiculo o frentista nos “oferece” o combustível aditivado, e na maioria das vezes entendemos isso como uma manobra para ‘aumentar o lucro’, ‘ganhar mais’, e quase nunca encaramos como um beneficio.

Sim existe diferença entre gasolina comum e gasolina aditivada, mas diferente do que muitos pensam o aditivo não é capaz de aumentar a potencia do motor, a diferença real é que a aditivada possui uma espécie de detergente. Mas para que serve esse detergente? Bom esse aditivo (detergente) quando passa pelo motor acaba por dissolver a goma e assim evita o acumulo de mais resíduos, e a sujeira vai junto com o combustível, ou seja, também é queimada.

Testes realizados por especialistas comprovam que os aditivos são realmente necessários para a limpeza do motor. Os detergentes tem a função de remoção de resíduos, além de evitar a formação de novos, ou seja, esses dispersantes quebram os resíduos removidos pelos detergentes de modo que as finas partículas possam ser expelidas pelo sistema de exaustão do veiculo.

Mas quando o combustível aditivado não cabe sempre no seu bolso, é possível conseguir uma ótima outra opção, os Aditivos, que são próprios para promover essa limpeza de gasolina, bicos, válvulas e na câmara de combustão.

Mas por que preciso ‘aditivar’ meu combustível?

Com o passar do tempo o mercado tem ‘refinado’ a produção de combustível, e apesar de a gasolina ter passado por processos que reduziram a quantidade de enxofre em sua produção, ela ainda é um hidrocarboneto, e ao ser queimado todo combustível com essa base se transforma em energia, gases e resíduos.

São exatamente estes resíduos de carbono no sistema de alimentação que causam problemas nos veículos, afinal de contas esses resíduos vão acumulando e formando depósitos que acabam por obstruir injetores e causar carbonização nas válvulas e na câmara de combustão e isso interfere então no processo de combustão em si, reduzindo a vida útil desse sistema. E não é só isso, toda vez que o sistema de alimentação do automóvel suja, aumenta então os parâmetros de consumo do combustível e também a emissão de gases poluentes se alteram.

Ou seja, é importante entender que a principal função dos aditivos frascos são a limpeza e proteção do sistema de injeção eletrônica e dos carburadores. Também é valido saber que isso deve ser feito independente de apresentarem falhas nesse sistema, porque ele atua é mesmo na prevenção.

Para escolher o aditivo para seu veiculo é importante conferir o manual do fabricante.

Benefícios de usar Aditivo em seu veículo

  1. Proteção completa de todo o sistema de alimentação;
  2. Prevenção da formação de depósitos no processo de combustão do motor;
  3. No caso de sistemas movidos à gasolina – restauração da eficiência do sistema de combustão;
  4. No caso de sistemas movidos a diesel – melhoramento da eficiência da combustão;
  5. Redução do consumo de combustível.
  6. Ajuda na manutenção da desempenho de injetores (gasolina) e bombas (diesel);
  7. Aumento da eficiência da pulverização o que reduz a emissão dos poluentes;
  8. Mantém a estabilidade do combustível.
  9. Ajuda na prevenção a formação de emulsões quando combustível, pois o aditivo ao se misturar com a água e aditivo detergente/dispersante são misturados (caso do diesel).
  10. Previne quebras de peças;
  11. Ajuda na redução do custo com manutenção.

Algumas dúvidas

  1. Os aditivos podem ser misturados a novas gasolinas, ou se é preciso esvaziar o tanque?

Sim, os aditivos em frascos podem ser misturados às novas gasolinas sem risco de ter incompatibilidade. Comumente as gasolinas tem o mesmo numero de octanas – 87 octanas, e o diferencial fica por conta dos aditivos modificadores de fricção.

  1. Mas e se o sistema já estiver sujo?

Será necessária uma limpeza no sistema, pois os aditivos não serão suficientes para isso, a descarbonização.

  1. Posso misturar aditivo frasco na gasolina aditivada?

Sim. Isso acontecendo o poder de limpeza será aumentado, proporcionando resultados ainda mais satisfatórios.

Então o que você pode ter certeza que a principal ação dos aditivos frascos está então na minimização dos depósitos nas sedes de válvulas e na câmara de combustão.

Na TecLub você encontrará os melhores aditivos para seu automóvel:

Bosch

Orbi Química

RadTec

Varga

Previna-se, use aditivos em seu carro!

Gostou?

Compartilha, e claro qualquer dúvida entre em contato conosco!

× FALE COM A GENTE!