10 grandes invenções de Leonardo da Vinci

Conheça 05 Curiosidades Sobre o Aço
29 de julho de 2017
Carros movidos a GNV: Vantagens e desvantagens
29 de julho de 2017

10 grandes invenções de Leonardo da Vinci

Todos nós conhecemos Leonardo Da Vinci, se não pelo nome direto, talvez pela sua famosa pintura no teto da Capela Cistina, ou seja, Da Vinci é alguém que marcou milhares de pessoas por muitas gerações no mundo todo. O fato é que ele tem muitos mais feitos que esse.

E hoje aqui no blog vamos conhecer um pouco mais sobre esse artista que deixou legados incríveis falando das suas 10 grandes invenções.

Quem foi Leonardo Da Vinci? 

Leonardo Di Ser Piero da Vinci ou mais conhecido Leonardo da Vinci é um italiano que se destacou no Alto do Renascimento (um período de artes com suas proporções majestosas, significando o ressurgimento em grande escala da arquitetura romana antiga. Caracterizada pelo equilíbrio ideal entre estática e movimento), foi cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, escultor, pintor, botânico, poeta, músico e arquiteto.

Da Vinci morreu ainda jovem, com apenas 67 anos, porem deixando grandes obras, principalmente voltadas para a Igreja Católica.

Mas não ficou só nisso, ele contribuiu em diversas áreas, por causa de muitas invenções, umas prontas outras a serem aperfeiçoadas, hoje temos diversas conquistas, então confira a lista:

As 10 grandes invenções

1ª Rolamento

Essa criação aconteceu entre 1498 e 1500 a.C e a intenção era ter um dispositivo que diminuísse a fricção e atrito entre as esferas e assim permitir a movimentação livre das mesmas.

 

2ª Equipamento de mergulho

Sempre foi claro que Da Vinci era obcecado pelos elementos da natureza, uma prova disso foi que ele desenvolveu um traje especial para mergulho, foi este que deu inicio para os trajes evoluídos que hoje conhecemos, este era conectando um snorkel em uma câmara flutuante, além de incluir um compartimento especial no traje para que seu usuário pudesse urinar em alto-mar de consciência limpa.

3ª Ornitóptero

Por volta de 1485 Da Vinci um apaixonado pela natureza observando os pássaros desejou voar, por isso construiu um equipamento de voo que obtém a sustentação e propulsão por meio do movimento das asas – como dos animais, e tinha exatamente o mesmo formato.

4ª Canhão de trinta canos

Apesar de pacifista, Da Vinci ainda assim enveredou para o lado da criação de armas, criando um canhão triplo que conseguia ser mais veloz e leve do que os atuais da época. Esse canhão era composto por 11 mosquetes em três fileiras e possibilitava o soldado atirar com uma e as outras serem recadas.

5ª Helicóptero

Também conhecido como parafuso voador, é sem duvidas um grande destaque curioso para os estudiosos, foi projetado em torno de 1493, porem é uma das invenções que não seriam evoluídas, pois o protótipo precisaria do trabalho de quatro homens para funcionar.

6ª A cidade do futuro

Projeto de 1482 a 1489 foi desenhando quando Da Vinci morava em Milão que foi assolada pela peste negra, levou ele a criar uma cidade inovadora com melhores condições de vida: sanitários, água e estabulo com ventilação, ou seja, seria a cidade perfeita.

 

7ª Carro auto-propelido

Desenhado por volta de 1478, foi um dos precursores do carro moderno, era um tipo de carro que se movia sem motorista por meio da interação sequencial de molas e engrenagens.

Agora um fato curioso: em 2004 foi feita uma réplica do projeto

8ª Paraquedas

Por volta de 1485 Da Vinci cria mais uma invenção que mostra sua paixão e sua vontade de voar, mas para ele não só o voo tinha que ser perfeito, mas também o pouso. A criação dele tem formato de pirâmide e em 2000 um especialista chamado Adrian Nicholas o testou e foi perfeito.

9ª Tanque blindado

Desenhado por volta de 1487, com formato de disco voador e canhões por toda estrutura em 360º, foi criado com a finalidade de desviar dos ataques inimigos com capacidade de até 08 pessoas. Mais uma das invenções contraditórias já que ele era um grande pacifista.

 

10ª Anemômetro

O objetivo desta invenção era medir a velocidade do tempo, e uma das poucas que não foram criadas somente por Da Vinci, afinal ele foi um aprimoramento da invenção de Leon Batista datado de 1450.

Um grande destaque

Uma das obras mais famosas de Da Vinci o Homem Vitruviano mostra uma figura masculina nua em duas posições e faz menção as proporções divinas perfeitas, ou seja, a idealização do homem ideal.

A melhor explicação é:

“A figura humana está totalmente integrada à estas figuras geométricas, demonstrando a relação do homem com o universo, o macrocosmo aqui como o universo e o microcosmo como o homem totalmente integrados. A figura na posição de braços abertos longitudinais ao corpo formam uma cruz latina, símbolo da verticalização do homem em busca do sagrado com um trabalho na matéria (horizontal).” [1]

Gostou dessa curiosidade?

Compartilhe com todos!

E no próximo post você vai desvendar cinco curiosidades sobre o aço.

[1] Uma analise da academia filosófica brasileira.

× FALE COM A GENTE!