Prolongue a vida do seu motor

O dia da mulher e suas transformações
8 de março de 2017
O que é uma refinaria?
29 de julho de 2017

Prolongue a vida do seu motor

Quando falamos da vida útil de um carro a primeira coisa que nos vem à cabeça é ‘fabricante’. Sim, claro boa parte dessa durabilidade vem do fabricante, a qualidade das peças, da montagem etc.; mas é claro que o motorista e proprietário do veículo também tem grande parcela da responsabilidade dessa duração, porque a cada quilometro rodado o motor que já estava programado para sofrer um desgaste natural em um período X, com a falta de zelo poderá chegar ao fim mais rápido.

Há cuidados básicos que devem ser levados em consideração para prevenir um dano permanente do seu carro, são cuidados simples, que vão desde água, a troca de marchas, mas que fazem toda diferença. Ainda na autoescola aprendemos a verificar o painel, mas algumas coisas só aprendemos com a ‘experiência de estrada’.

De todos os cuidados que devemos ter o principal cuidado que devemos ter com nosso veículo é sem dúvida o óleo do motor, ele é tão vital ao carro quanto o sangue ao nosso corpo, pergunte a qualquer especialista se o corpo sobrevive sem sangue, com certeza a resposta será não, então o óleo é fundamental para a sobrevivência do motor. É o óleo que reduz o desgaste das peças do seu veículo e também o consumo de combustível. Para o seu motor, manter o óleo (tanto em questão de nível como de qualidade) é fundamental, pois vai proteger os componentes internos contra corrosão e ainda aumentar a vida útil dele. É o óleo que com sua viscosidade evita o atrito entre as peças do motor, e assim, impede que elas se desgastem ou até mesmo travem o motor do veículo, por isso é importante fazer a troca regularmente, pois aos poucos o óleo vai perdendo a viscosidade e aderência e ficando inútil. O que devemos ter bem claro em nossas mentes, é que é o óleo eliminará todas as partículas de metal que a fricção das peças do motor produz, e o acumulo delas pode danificar o motor irreversivelmente. Trocar o óleo não é gasto é necessidade, é investir na saúdo do seu veículo.

Claro que vamos fazer uma listinha básica de cuidados a se manter então anote aí oito dicas que devem ser incorporadas a sua rotina:

Mas o principal item desta lista é realmente o primeiro item, a troca de óleo.

  1. Troca de óleo

Não a troca de óleo não é demorada, pelo contrário é muito simples e rápida, e quando for a hora da troca, não encare como gasto, e sim como investimento da saúde do seu veículo. O papel do óleo é facilitar o movimento interno das peças e lubrificar limpando o motor.

  1. Água do radiador

É sempre necessário estar atento ao radiador do veículo, ele deve ser verificado com o motor frio, e o recomendado é que o nível da água esteja entre o mínimo e o médio, ou seja, nunca encha até a tampa, porque isso pode provocar o superaquecimento do motor.

  1. Troca de marchas

Não importa se é transmissão manual ou mecânica, a troca de marchas é sim necessária, porem devem ser feitas com necessidade. Cada situação exige uma marcha, por exemplo, se a subida for íngreme uma mais baixa.

  1. Aceleração

Aceleradas que não são necessárias para a locomoção podem prejudicar ainda mais o carro.

  1. Arranques a frio

Procure sempre aquecer o motor do seu carro por alguns minutos antes de iniciar seu trajeto.

  1. Filtros

É necessário trocar o filtro de ar, óleo e combustível dentro dos prazos estabelecidos pela montadora do veículo, porem você pode ter uma ideia de que o filtro de combustível e de ar devem ser trocados a cada 10 mil quilômetros rodados, claro podendo depender de modelo a modelo, e o filtro de óleo deverá ser trocado a cada troca do próprio óelo.

  1. Combustível

Seja bem rigoroso com a procedência do seu combustível e de tempo em tempo mesmo que gaste um pouco mais, de preferencia para o combustível aditivado, o ponto principal dos aditivos é que eles promovem a limpeza do sistema de alimentação.

  1. Manutenção preventiva

É necessário obedecer à recomendação do fabricante de acordo com marca e modelo do carro, e mesmo após o período de garantia do carro, continuar com a rotina de manutenção.

Existem outros cuidados que vão facilitar e cooperar com o seu carro, como manter os pneus sempre calibrados, trocar a bateria, manter sempre o alinhamento e balanceamento em dias e também a limpeza dos bicos.

Então não se esquece das dicas e principalmente da troca de óleo.

Até a próxima.

× FALE COM A GENTE!