A cada matéria por aqui, você confirma que ter um automóvel envolve muitos cuidados. Esses cuidados são necessários para manter e até estender a vida útil do seu veiculo. Já sabemos que o desgaste do motor vem com a má utilização e falta de cuidados, principalmente em não seguir as recomendações dos manuais de instruções dos fabricantes de nossos veículos, e claro, você já leu em outros textos do nosso blog sobre a importância do sistema de lubrificação do motor do seu veiculo:
Então já está mais que claro que você precisa ter atenção redobrada a essa parte, afinal de contas esse é o sistema que fica responsável pela preservação da vida dos componentes do motor de combustão interna do veiculo.
O óleo tem quatro funções básicas:
O funcionamento do sistema de lubrificação do motor é de forma bem simples se partirmos então dos princípios da mecânica hidráulica, ou seja, ele precisa realizar o processo do óleo em um ambiente fechado e proporcionar a distribuição deste em todas as partes que geram atrito e calor, para assim evitar o desgaste dos mesmos.
Esse sistema é parte integrante do motor, é de importância vital para o funcionamento dos componentes mecânicos moveis. Ele também é conhecido como um acessório que ajuda o motor a funcionar e conta com poucos componentes, e que você pode conhecer clicando AQUI.
Então vamos lá…
Então é preciso entender que o sistema de lubrificação por cárter por exemplo, são baseados na a gravidade, ou seja, a bomba leva óleo para o inicio do motor, dai ele vai se espalhar e sair pressurizado, escorrer e voltar para o cárter por meio de dutos e galerias projetados para isso. A lubrificação vai depender essencialmente da fluidez do óleo, e, portanto se ele não fluir corretamente (entupimento, sujeira, corrosão), o seu motor poderá ser seriamente afetado.
Olha só que fantástico é esse processo:
E você também pode ver NESSE vídeo.
São 5 tipos e você pode encontrar no seu manual de proprietário a indicação do seu tipo e consultar mais detalhes por aqui:
Todos sabem dos danos causados em nosso corpo pelo acumulo do “colesterol” em nossos órgãos né? É mais ou menos a mesma coisa que acontece com nosso veiculo.
É importante termos em mente que as consequências de não trocar o óleo, ou mesmo usar um óleo fora da especificação do fabricante pode ter resultados catastróficos para seu motor.
Outra coisa que temos que ficar atentos é com a limpeza das partes, por se não for eficaz, vai acontecer por causa do acumulo de óleo “velho”, ele vai impedir a passagem do óleo novo, então de nada adianta “colocar mais”.
Quando ele sai de fábrica ele é assim:
Mas sem os devidos cuidados ele acabará assim:
Ou seja, para evitar tais percas, e conseguir manter a vida do motor longa (mesmo com o uso da quilometragem e desgaste natural), é a manutenção preventiva e a troca de óleo e filtros.
Gostou de saber sobre isso?
Na próxima vamos falar sobre a coleta do lubrificante usado, e em breve voltamos com mais informações e detalhes sobre a manutenção preventiva.