Dicas Infalíveis Sobre A Revisão de Colheitadeiras

Saiba os principais problemas que uma má lubrificação pode causar no seu trator
21 de novembro de 2019

Dicas Infalíveis Sobre A Revisão de Colheitadeiras

Ter uma máquina desse porte auxilia muito no plantio, não é mesmo? Você consegue colher mais em menos tempo, o que torna seu dia mais produtivo.

Mas você tem cuidado bem da sua colheitadeira?

A revisão da máquina está em dia?

É preciso que você leve em consideração a manutenção desta, já que você pode ter prejuízo caso não forneça os cuidados necessários.

Trouxemos algumas dicas e cuidados na hora da revisão da sua colheitadeira.

 

Revisão diária

Na revisão diária é importante olhar com cautela toda a plataforma, antes mesmo de começar a colheita:

 

Barra de Corte

A barra de corte é a parte da máquina que realiza o corte da planta, sendo assim ela não pode estar torta ou quebrada e não deve conter restos de plantas em sua estrutura, ou seja, precisa estar limpa e alinhada para funcionar do jeito esperado.

 

Sistema de Automação

Também é importante dar uma olhada no sistema de automação e verificar se está funcionando de acordo com seu padrão usual. Caso tenha alguma mudança, o ideal é investigar a fim de descobrir o que causou isso.

 

Correias

As correias são uma parte muito necessária da colheitadeira e é por isso que é de extrema importância que estas mantenham contato com óleos, graxas ou solventes. Caso isso aconteça, pode haver uma danificação da borracha e consequentemente causar a quebra da correia.

Além disso, o desalinhamento das polias e os desgastes nos rolamentos são situações que não podem acontecer. Sendo assim, procure observar se existe alguns desses fluídos nas correias e se elas estão alinhadas e em perfeito estado durante a revisão.

 

Lubrificação

A lubrificação é importante em qualquer tipo de máquina, seja de grande porte ou de automóveis. Sua função é garantir um bom funcionamento das peças e evitar que as mesmas acabem se desgastando e gerando atrito entre si, o que danifica o seu máximo desempenho.

Fique atento quanto às partes mecânicas e móveis da colheitadeira, tais como eixos das esteiras e elevadores a fim de que estejam lubrificados corretamente.

 

Esteira 

A parte da esteira, que vem logo depois da barra de corte, precisa estar apertada. Caso esteja frouxa, pode quebrar os alimentos e prejudicar o plantio correto dos mesmos.

 

Sistema de Alimentação

O sistema de alimentação é o responsável pela separação inicial do alimento, sendo considerado um pré limpeza. Isso acontece nas trilhas, que precisam estar limpas para que a separação aconteça com sucesso.

 

Peneiras 

A colheitadeira tem componentes cuja função é a separação/limpeza final dos alimentos. Com o grão de soja, por exemplo, a máquina separa o grão das impurezas que restaram. Por isso, sua regulagem precisa estar em dia, para que o processo seja concluído da forma certa.

 

Regulagem

A regulagem vai depender do tipo de alimento que a máquina vai colher. No entanto, se a regulagem estiver errada, a máquina pode sofrer com isso e a produção também.

 

Limpeza

Todos os dias após a colheita tem que ser feita a limpeza completa da máquina para que ela fique em perfeito estado para atuar no outro dia. A limpeza evita o acúmulo de componentes desnecessários.

 

Manutenção Periódica

É importante fazer a manutenção em intervalos regulares de uma determinada peça que não precisa de cuidado diário.

 

Motor

Para que o motor funcione bem, é preciso trocar o óleo com frequência em manutenções periódicas, assim é com todos os automóveis e com as colheitadeiras não é diferente. 

Além da troca de óleo, é importante deixá-lo limpo, já que o motor é um dos elementos mais sensíveis de uma máquina. Caso não haja cuidado, ele pode oxidar e acabar fundindo.

 

O tempo de vida útil das colheitadeiras é de 10 anos, tendo cada safra 400 horas trabalhadas. Até o segundo ano de vida, a revisão deve ser feita a cada 800 horas e a partir do quarto ano, a cada 50 horas. 

Além disso, o cuidado na pós safra precisa ser redobrado, sendo recomendado a troca das correias, a revisão do motor, lubrificação das peças e a limpeza da máquina. Tudo para evitar a oxidação das peças.

Em outras palavras, são cuidados simples que fazem com que a sua máquina tenha o tempo de vida útil que ela foi feita para ter. Por isso, se atente aos detalhes e evite as paradas desnecessárias no campo. 

FALE COM UM ATENDENTE