Saiba os principais problemas que uma má lubrificação pode causar no seu trator

Filtro de combustível, visão externa e interna
Filtro de Combustível Sujo – Quais são os sinais?
24 de junho de 2019
Dicas Infalíveis Sobre A Revisão de Colheitadeiras
30 de novembro de 2019

Saiba os principais problemas que uma má lubrificação pode causar no seu trator

O motor de um automóvel é o dispositivo que converte outras formas de energia em energia mecânica, ou seja, é o responsável pelo movimento da máquina. No entanto, é necessário que o óleo lubrificante esteja em dia para que o motor possa funcionar como o esperado.

Esse óleo precisa estar viscoso para que passe mais tempo revestindo as partes móveis que ficam em contato dentro do motor. Ao perder sua viscosidade, o óleo perde o seu papel principal que é lubrificar o motor, o que pode acarretar em vários problemas.

Principais problemas acarretados pela má lubrificação:

Desgaste das peças

A lubrificação atua como agente de vedação, impedindo a oxidação, o vazamento e a entrada de elementos externos no motor. No entanto, devido a má lubrificação, as peças acabam tendo atrito entre si. Esse atrito acelera o desgaste das peças, que é um processo natural devido ao tempo de uso, o que faz com que o tempo de vida útil da máquina diminua drasticamente.

Travar o motor

Com uma lubrificação mal feita, o motor passa a trabalhar mais do que o necessário para atingir o mesmo desempenho de antes. Isso pode fazer com que o motor trave e em casos mais graves, fazer com que o motor se funda, ou seja, pare de funcionar de forma irreversível. Em outras palavras, haverá um gasto muito exorbitante para que o automóvel volte a funcionar.

Elevação de temperatura

O óleo lubrificante é também responsável por manter a temperatura do motor, atuando como um fluido resfriador, removendo o calor produzido pela fricção. Caso ele não esteja presente conforme a quantidade indicada, a temperatura pode subir, o que pode ser perigoso.

Aumento de sujeira

O processo de combustão, que acontece no interior do motor, gera sujeiras. No entanto, a lubrificação é a responsável pela limpeza do motor, expulsando esses elementos que podem comprometer a máquina como um todo, ou seja, atua em função de dispersar e limpar resíduos formados, como limalhas por exemplo. Logo, sem o óleo lubrificante, esse processo não acontece, acarretando em sujeira no seu motor.

Consumo de mais combustível

Outro problema ocasionado pela má lubrificação é o aumento do consumo de combustível. Sem a lubrificação necessário, seu motor precisará aumentar seu funcionamento para produzir na mesma escala. No entanto, o que faz com que essa produção continue é o seu combustível, que será consumido muito mais rápido.

Sendo assim, caso haja má lubrificação, o motor pode sofrer consequências devido à sujeira. Em outras palavras, a lubrificação é uma das partes mais importantes quando se trata do bom funcionamento de uma máquina, ainda mais se for um trator que é de grande porte.

Portanto, é importante que os cuidados com a lubrificação sejam levados em consideração para que você não venha a ter uma futura dor de cabeça com um desempenho baixo da máquina.

FALE COM UM ATENDENTE