Filtro de Combustível Sujo – Quais são os sinais?

Mecânico completando óleo do motor
Os perigos de utilizar óleo de baixa qualidade no seu carro
17 de maio de 2019

Filtro de Combustível Sujo – Quais são os sinais?

Filtro de combustível, visão externa e interna

O filtro de combustível, como o próprio nome indica, é responsável por filtrar as impurezas presentes na gasolina, diesel ou álcool.

São recipientes por onde o combustível passa antes de ir para o restante do sistema de injeção, no interior desses recipientes normalmente você possui papel filtrante de alta performance a base de celulose, responsável por reter essas impurezas conforme o combustível passa por ele.

Não adianta abastecer sempre no posto que você confia, o combustível acumula impurezas em todas as etapas do processo, desde dentro dos caminhões durante o transporte das refinarias, até mesmo quando é estocado no posto de gasolina, e também quando entra em contato com o tanque do seu carro.

Essas impurezas incluem poeira, ferrugem, água e demais resíduos, quando não devidamente filtradas, elas entopem todo o sistema de injeção do carro, causando uma série de problemas.

Por isso existe o filtro de combustível, no entanto, com o tempo o filtro de combustível chega a um momento onde também fica saturado e deve ser trocado, quando isso não acontece é que começam a surgir problemas com o seu carro.

Sinais principais de que o filtro está sujo

Dificuldade de arranque

Como dissemos o filtro de combustível pode ficar saturado, isso basicamente faz com que o combustível, além de não ser filtrado adequadamente, demore a passar pelo próprio filtro, consequentemente levando mais tempo para chegar ao motor e dar a partida, prejudicando a ignição e o arranque do carro.

Sendo assim, se o seu carro está tendo problemas para arrancar, um possível problema é o filtro de combustível obstruído.

O carro gasta mais combustível

A combustão que ocorre no motor do carro é resultante da junção de combustível + ar + fagulha, como vimos antes, quando o filtro de combustível está saturado, ele basicamente entope parcialmente, e o fluxo de combustível que realmente chega ao motor reduz em quantidade, prejudicando assim a combustão.

Isso faz com que o carro tenha que queimar mais combustível para forçar o motor a atingir o mesmo nível de performance. Desta forma, se o seu carro estiver gastando mais que o normal, pode ser um entupimento causado pelo filtro de combustível.

Acabou o combustível? Só que não.

O carro parou de repente e parece que acabou o combustível, mas você tinha acabado de abastecer? Seu problema pode ser o filtro.

Quanto há um bloqueio sério do filtro, o combustível simplesmente não chega até o motor, aparentando uma falsa falta de combustível no tanque, que apesar de falsa, pode te deixar parado no meio da rua do mesmo jeito.

Carro engasgando durante a aceleração

Durante a aceleração, o filtro obstruído pode acarretar em um acúmulo momentâneo de pressão no sistema de injeção de combustível, seguido do alívio dessa pressão. Essa diferença brusca de pressão do fornecimento de combustível, pode causar engasgos no motor.

Ferrugem

Como o filtro também retém água, ele tende assim a enferrujar mais rápido que a maior parte dos demais componentes do carro.

A ferrugem no filtro pode prejudicar todo o sistema e danificar o motor, sempre que houver sinal de ferrugem no filtro de combustível, é sinal de que é hora de trocar.

Desempenho do motor reduzido

Seu carro não está desenvolvendo como antes? Pode ser o filtro.

Isso pode acontecer devido ao filtro estar saturado e por isso não permitir que o combustível chegue corretamente ao motor, ou por não conseguir filtrar e até mesmo sujar o combustível, reduzindo a sua capacidade de queima e explosão.

O que fazer?

Se esses sinais já estão evidentes no seu veículo, procure um profissional de sua confiança para que ele possa analisar e verificar se realmente é um problema do filtro de combustível ou outra peça do carro.

A melhor solução é sempre a prevenção, realize a revisão do filtro no tempo determinado pelo fabricante ou em média a cada 10 mil Km, para justamente evitar que esses sinais apareçam no seu carro e assim danifiquem outros componentes do sistema de injeção.

FALE COM UM ATENDENTE