A importância do uso da estopa, pois reduz o descartes de tecidos

Confira a diferença entre câmbio automático e manual
30 de julho de 2017
Mecânico completando óleo do motor
Os perigos de utilizar óleo de baixa qualidade no seu carro
17 de maio de 2019

A importância do uso da estopa, pois reduz o descartes de tecidos

A cada dia que passa nossos recursos está cada dia mais escassos, a preocupação sócio ambiental tem aumentado nas pessoas e nas empresas, e esse valor tem sido necessário.

Uma indústria que precisa ter essa preocupação é a indústria têxtil, porque ela descarta milhares de toneladas de resíduos todo mês. A reciclagem destes resíduos é extremamente importante para a redução da poluição, não somente como lixo, mas principalmente porque é costume ‘queimar’ o que sobra, o que prejudica ainda mais o ‘ar’.

Reciclagem?

Primeiramente reciclar é um processo, ou melhor, é o reprocessamento de uma substância que conduz a uma nova, ou seja, é recuperar a parte reutilizável de algo e com isso conseguir uma nova ‘coisa’.

Com a necessidade de reciclar os tecidos descartados, procurou-se a finalidade da utilização do material, e com isso surgiram as “estopas”.

Já até podemos dizer que uma fabrica de estopa com certeza é uma super amiga do meio ambiente.

O que é a estopa?

Produzida por meio do aproveitamento de fios que podem ser de algodão, acrílico entre muitos outros, basta serem fios têxteis, que são categorizados por cor e qualidade, que após ser separado, vão ser cortados em tamanhos menores e processados na desfiadeira para então gerar a estopa.

Mas espera um pouco, o que é a desfiadeira?

É simplesmente a maquina que vai desfiar e afixar os restos têxteis para a então formação da estopa.

Mas e claro que para chegar a estopa como conhecemos, é necessário um processo onde é utilizado as seguintes maquinas:

– Prensa

– Misturadeira

– Desfiadeira

– Ferramental

– Balança

Quais são os tipos de estopa?

Basicamente existem três tipos:

  1. Suja

A estopa suja é um produto de menor qualidade e portanto bem mais barata, que é basicamente destinada a limpeza de motores, ferramentas e maquinas industriais.

  1. Qualidade Intermediária

A intermediaria normalmente é feita com material de tecelagem de estofados de feltros, e essa e basicamente destinada à aplicação de cera e materiais veiculares.

  1. Qualidade superior

Com certeza a superior é a melhor estopa, não é somente pelo nome que recebe, mas e pelo fato de que é produzida por algodão branco, e melhor ainda, ela passa por um processo de limpeza antes da sua industrialização, e a sua maior finalidade é a aplicação de pintura e polimento de automóveis.

Onde posso usar estopa?

A estopa tem diversas funcionalidades, porem para nós a maior delas é no ramo automobilístico, e ligado então à limpeza, como dissemos acima, ela e bastante utilizada na indústria.

E como nós da TecLub nos preocupamos com cada detalhe para facilitar com qualidade a sua vida, por aqui trabalhamos estopas brancas 100% algodão de qualidade superior.

Gostou?

Compartilhe e claro garanta já suas estopas!

FALE COM UM ATENDENTE